terça-feira, 10 de maio de 2011

Notícias sobre o universo

Grande asteróide passará 'raspando' pela Terra em novembro

Cientistas da Nasa avisam que não há risco de colisão com o planeta. Apenas em 2028 outro asteroide chegará tão perto da Terra

BBC Brasil | 05/05/2011 17:22-


Foto: NASA/Cornell/Arecibo

Asteroide visto pelo telescópio de Arecibo, em 19 de abril: perto, mas sem riscos

Um grande asteroide vai passar "raspando" pela Terra em novembro deste ano, informou a Nasa, a agência espacial americana.

Embora o asteroide 2005 YU55 tenha sido classificado como um objeto potencialmente perigoso, os especialistas dizem que não há riscos de que ele colida com a Terra nos próximos cem anos.

Esta é a primeira vez que cientistas preveem a passagem tão próxima à Terra de um objeto desse tamanho.

A Nasa informou que um evento como esse não deve se repetir até 2028, quando o asteroide (153814) 2001 WN5 deve passar a uma distância ainda menor do nosso planeta.

Identificado em 2005 pelo astrônomo Robert McMilan, do Spacewatch Program, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA), o asteroide 2005 YU55 vai passar a uma distância de 323 mil km da Terra.

Leia também:
Descoberto asteroide que segue a Terra há milhares de anos

Astrônomos encontram gelo em asteroide
Nave espacial japonesa capturou poeira de asteróide
Sonda espacial da Nasa se aproxima de asteroide gigante


Observação
Com cerca de 400 metros de diâmetro, ele poderá ser visto por meio de telescópios relativamente pequenos. O melhor momento para tentar observá-lo, segundo a Nasa, será na noite de 8 de novembro, depois das 21h na zona do Atlântico leste e oeste africano. Mas não será fácil acompanhar sua trajetória, já que o asteroide estará se movendo em alta velocidade.

Segundo descrições, trata-se de um objeto muito escuro, de forma esférica.

Os astrônomos pretendem aproveitar a oportunidade para estudar a rotação do asteroide e determinar a aspereza de sua superfície e sua composição mineral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário